P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » ciencia » Maior telescópio português restaurado pela Universidade do Porto

Maior telescópio português restaurado pela Universidade do Porto


Via

telescopio_manuel_barros

O grande telescópio do Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros, Vila Nova de Gaia, considerado o maior equipamento português do género, foi restaurado pela Faculdade de Ciências.

O instrumento, adquirido na década de 70, acabou por ficar “desactualizado perante as novas tecnologias de observação astronómica e a sua inactividade criou espaço para a sua deterioração”, pode ler-se num comunicado do estabelecimento de ensino superior.

A Faculdade de Ciências, responsável pela gestão do observatório, reabilitou “por completo” o equipamento, estando este agora em condições para ser utilizado em projectos de investigação científica de âmbito internacional.

Em 2013, a instituição renovou também o Círculo Meridiano de Espelhos, um instrumento adquirido em 1957, capaz de determinar a hora através de técnicas astronómicas.

De acordo com o comunicado, o objectivo destas iniciativas é devolver ao observatório, lançado nos anos 40, “o seu propósito de ensino e investigação nas áreas da Astronomia e da Engenharia Geográfica”.

Pretende-se ainda que este seja um espaço de divulgação científica, dirigido a todos os públicos, em particular aos mais jovens.

O equipamento volta a funcionar no sábado, a partir das 18:30, numa cerimónia para a qual foi convidada a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

Um conjunto e actividades de animação e observação astronómica vão estar disponíveis para o público, na altura da inauguração, sábado 2 de Julho.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: