P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » “Tempo Depois do Tempo” – Exposição de fotografia de Alfredo Cunha

“Tempo Depois do Tempo” – Exposição de fotografia de Alfredo Cunha


Via

Alfredo Almeida Coelho da Cunha Portugal Porto 2010, in “Olhares”

Inaugurou no passado sábado, 4 de Junho e estará patente até 28 de Agosto, no Fórum da Maia, a exposição de fotografia da autoria de Alfredo Cunha, “Tempo Depois do Tempo”.

Com “Tempo Depois do Tempo”, Alfredo Cunha apresenta uma exposição antológica concebida para o Fórum da Maia, que reunirá 333 imagens, que inscrevem a nível cultural, político e social o país no período pós 25 de Abril.

Alfredo Cunha é uma das maiores referências do fotojornalismo português. Nasceu em 1953, em Celorico da Beira, e começou a trabalhar como fotógrafo comercial e publicista nos inícios dos anos 70.

Colaborou para os jornais Notícias da Amadora, O Século, O Século Ilustrado (1972), Público (entre 1989 e 1997), Jornal de Notícias (2003), revista Focus (2000) e ainda para a agência LUSA (1987) e RTP2 (no programa Por Outro Lado, com Ana Sousa Dias, em 2002).

Publicou Raízes da Nossa Força (1973, com Helena Neves), Vidas Alheias (1975), Disparos (1976), Naquele Tempo (1995), O Melhor Café, Porto de Mar (1997, com textos de Rita Siza, Mário Soares e Agustina Bessa-Luís) ou, mais recentemente, Cuidado com as Crianças (2013), Cortina dos Dias (2012) e Os Rapazes dos Tanques (2014).

Expôs nas mais diversas galerias do Porto, Lisboa, Maia, Braga, Leiria, entre outras. O seu retrato foi adquirido pelo Museu Internacional de Fotografia da Holanda, que apenas obtém 6 imagens dos fotógrafos mundiais.

Em 1985 é designado como fotógrafo oficial do então Presidente da República Mário Soares. Registou com a sua objectiva, numa idade jovem mas já madura, acontecimentos fundamentais da história contemporânea portuguesa, como a Revolução do 25 de Abril, o processo de descolonização ou as guerras civis em África (sobretudo Moçambique).
Actualmente trabalha como freelancer em projectos editoriais e documentais.

ABERTA AO PÚBLICO: de terça a domingo das 09h00 às 22h00
CONTACTOS: 229408643 | margarida.fonseca@cm-maia.pt
FÓRUM DA MAIA | CENTR’ARTE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: