P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Médicos querem elevar relação com doente a Património da Humanidade

Médicos querem elevar relação com doente a Património da Humanidade


Via

unesco_esculapio

Médicos de vários países querem que a relação entre o clínico e o paciente seja classificada como Património Imaterial da Humanidade, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, o presidente do conselho geral da organização profissional dos médicos de Espanha.

Estamos a preparar um projecto de candidatura à classificação, pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura], da relação médico/doente como bem imaterial da Humanidade”, disse Juan José Rodríguez Sendín durante uma conferência internacional de médicos.

Sendín é presidente do conselho geral dos Colégios Oficiais dos Médicos espanhóis – Organización Medica Colegial de España (OMC) – entidade que equivale, de algum modo, à Ordem dos Médicos (OM) portuguesa e que reúne 52 associações profissionais daquele país.

A relação do médico com o doente é “fundamental para os resultados em saúde”, é “fundamental para o doente, que precisa de ter em quem possa confiar e depositar as suas angústias, os seus medos e as suas ansiedades” e é “fundamental para o médico, que tem de ter a confiança do paciente” para melhor diagnosticar e tratar, sublinhou Rodríguez Sendín, em declarações à agência Lusa, à margem do Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas, que teve início hoje, num hotel de Coimbra, e que termina no sábado.

Muitas doenças “não se tratam só com medicamentos” e estes podem, frequentemente, ser dispensados e “com melhores resultados para o doente” se houver aquela relação, sublinha o médico espanhol.

Mas, adverte, a relação/médico está a “baixar a humanização” porque é cada vez menos o tempo disponível para as consultas, correndo mesmo “o perigo de se perder, com “consequências terríveis” para os sistemas de saúde, salienta o dirigente da OMC.

+

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: