P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Inscrição (salvaguarda urgente) das «Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo» (Caneiras, Santarém) no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Inscrição (salvaguarda urgente) das «Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo» (Caneiras, Santarém) no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial


Fonte

Inscrição (salvaguarda urgente) das «Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo» (Caneiras, Santarém) no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial 

Por Despacho da Directora-Geral do Património Cultural, de 8 de Abril de 2016, procedeu-se à inscrição das «Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo» (Caneiras, Santarém)no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, na sequência de proposta apresentada pelo Instituto Politécnico de Santarém, consistindo este o segundo procedimento de protecção legal de âmbito nacional motivado pela necessidade de «salvaguarda urgente» de um bem cultural imaterial.

As artes e os saberes de construção e uso da bateira avieira constituem um conjunto de técnicas e conhecimentos de base tradicional, característico das comunidades de pescadores das zonas ribeirinhas do Tejo. Estas comunidades identificam-se colectivamente como “avieiros”, categoria evocativa da sua condição de descendentes de migrantes originários do litoral central.

Este tipo de embarcação é construído por pescadores-carpinteiros que adquiriram os saberes técnicos necessários à arte de construir barcos no seio familiar, passando de pais para filhos pela linha masculina. Esta transmissão familiar decorre de processos de aprendizagem informal, assentes na oralidade. Por tradição, a aquisição de conhecimentos técnicos decorre do exercício e da observação repetidos em práticas oficinais de construção e reparação. Contudo, nas Caneiras, atualmente este saber é restrito a um construtor de idade avançada e sem sucessores para os seus conhecimentos e técnicas, pelo que a manifestação de património imaterial em apreço está sujeita a sérios riscos e ameaças de desaparecimento a curto-prazo.

Clique AQUI para aceder directamente à Ficha de Inventário completa disponível na base de dados do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, assim como a toda a documentação do respectivo processo de protecção legal.

Clique AQUI  para aceder ao texto do Anúncio relativo à decisão da DGPC sobre o pedido de inventariação (Anúncio n.º 121/2016, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 86, de 4 de maio de 2016).

MATRIZPCI

Projecto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: