P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » cultura » Capital da Cultura do Eixo Atlântico arranca na quinta-feira

Capital da Cultura do Eixo Atlântico arranca na quinta-feira


FonteOlímpia Mairos

A Orquestra Gulbenkian, com Mário Laginha, vai na abertura da Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Foto: Gulbenkian

Um concerto da Orquestra Gulbenkian e Mário Laginha, na quinta-feira, dá o arranque à iniciativa Vila Real – Capital da Cultura do Eixo Atlântico. No mesmo dia, é inaugurada a Bienal de Pintura do Eixo Atlântico e faz-se uma evocação do escritor Trindade Coelho.

A programação estende-se até Outubro, mas a autarquia de Vila Real revela apenas a agenda para os dois primeiros meses, Maio e Junho, que inclui a realização de 120 eventos de teatro, música, cinema ou literatura a decorrer em 19 locais da cidade e envolvendo mais de 30 entidades públicas e privadas.

Para a vereadora do pelouro da Cultura da Câmara de Vila Real, Eugénia Almeida, a Capital da Cultura do Eixo Atlântico é “uma oportunidade para a promoção da região, para atrair mais visitantes e divulgar a actividade cultural que já é feita neste território”.

“A Capital da Cultura que irá decorrer aqui não será um ano de excepção, não será um ano anormalmente rico em eventos culturais, não representará uma inflação artificial de vida cultural do concelho que esvaziaria no dia seguinte ao seu encerramento”, completa o presidente da autarquia, Rui Santos.

O autarca reitera que a “intenção é criar uma montra que permita aos agentes culturais levarem a sua oferta a mais de sete milhões de pessoas no Norte e na Galiza”.

Esta é a primeira vez que duas cidades, Vila Real e de Matosinhos, partilham o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Vila Nova de Gaia foi Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2009, Viana do Castelo em 2011 e Ourense em 2014.

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico decorre a cada dois anos e foi criada em 2007 com o objectivo de “potenciar as expressões culturais das cidades do Norte de Portugal e da Galiza, consolidar os valores comuns e promover os artistas portugueses e galegos das mais diversas áreas”.

Cultura e a criação produzida em cidades galegas e portuguesas

Até Junho, passarão pela cidade de Vila Real os Deolinda, a Orquestra Sinfónica do Porto e a Orquestra Barroco e serão apresentadas as peças “O Misantropo” e “Ensaio sobre a cegueira”. decorrerá ainda o encontro euro regional e universitário de artes cénicas, que junta seis universidades portugueses e galegas, bem como o congresso internacional Infowine.forum.2016.

As Festas da Cidade e o Circuito Automóvel de Vila Real serão também mote para algumas manifestações culturais.

A programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico agrega vários eventos que já fazem parte da programação regular da cidade para os meses de verão, como o Rock Nordeste, os concertos de verão do teatro municipal ou o Festival Douro Jazz.

Para além dos equipamentos culturais como o teatro, os museus, a biblioteca ou o grémio, os eventos vão ainda espalhar-se por outras instituições como a universidade, a Casa de Mateus e até mesmo o centro histórico, que vai acolher exposições e um ciclo de artes de rua.

Produtores locais como a “Covilhete na Mão”, a “Shortcutz”, a “Transa” e várias associações do concelho dão também o seu contributo em áreas como a música, as exposições, o cinema, a música tradicional.

O programa integra protagonistas de ambos os lados da euro-região, cumprindo assim o objectivo principal de “celebrar a cultura e a criação produzida em diferentes cidades” galegas e portuguesas.

Programação Matosinhos .pdf

Programação Vila Real

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: