P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » A artista mandou toda a gente de férias. Esta é a sua obra de arte

A artista mandou toda a gente de férias. Esta é a sua obra de arte


Fonte

A entrada da galeria, agora fechada | DR/ CHISENHALE

A Galeria Chisenhale, em Londres, está fechada ao público até 29 de maio, por razões artísticas. A alemã Maria Eichhorn encerrou o espaço como parte do seu trabalho “5 semanas, 25 dias, 175 horas”.

“Enquanto durar a exposição de Maria Eichhorn, 5 semanas, 25 dias, 175 horas, os funcionários da Galeria Chisenhale não estão a trabalhar. A galeria e o escritório estão fechados de 24 de Abril a 29 de Maio”, lê-se numa nota afixada ao portão (fechado) do espaço de arte londrino. As grades da porta estão corridas e apenas se lê o nome do local.

O projecto de Maria Eichhorn, artista alemã começou às 18.00 de 23 de Abril quando concluiu um simpósio na galeria de arte. Fecharam-se portas e janelas, afixou-se a explicação na entrada e então a obra de arte ficou exposta. Os colaboradores e o dono foram de férias, e serão pagos até ao dia 29. Não se respondem a telefonemas ou correio electrónico. Apenas uma conta será consultada às quartas-feiras.

Não há nada para ver mas muito para pensar“, diz o crítico do jornal The Guardian. Levanta muitas questões: quem paga? O que é que esta paragem quer dizer? “Não é uma greve ou um boicote, ou um protesto de maneira óbvia”, considera.

É a própria artista, nascida no sul da Alemanha e actualmente a trabalhar em Berlim, que explica que a única tarefa de quem trabalha na galeria é NÃO fazer nada. “A instituição e a exposição não estão fechadas, mas antes deslocadas para a esfera pública e sociedade”.

Maria Eichhorn mostrou o seu trabalho na Bienal de Veneza, em 2015

Não se pode dizer que Eichhorn seja pioneira no gesto. Robert Barry fez algo semelhante em 1969 em Amesterdão, quando deixou uma cartaz na porta da Art + Project Gallery dizendo aos visitantes que estaria fechada enquanto durasse a exposição.

Outro artista, Michael Asher, partiu uma parede da galeria, deixando à vista os que se passa nos bastidores.

No caso deste trabalho para a Galeria Chisenhale, dar um mês de férias aos funcionários da galeria segue-se a um conjunto de conversas sobre o bom e mau dos seus trabalhos (disponíveis no site da mesma) e uma gravação durante o simpósio. Nas entrevistas com a equipa cada um explicou em detalhes quais as suas funções e o seu dia-a-dia. A maioria gosta do trabalho e identifica três obstáculos: tarefas rotineiras, redes sociais e mails fora do âmbito profissional. O elevado ritmo de produção do trabalho e as obrigações de angariação de fundos ultrapassam em tempo o que podem destinar a pensar e a fazer pesquisa artística.

5 Semanas, 25 dias, 175 horas é uma reflexão sobre “condições de trabalho” (diz o site da galeria) e o muito falado “equilíbrio entre carreira e trabalho”, segundo o crítico do The Guardian Adrian Searle. O que Eichhorn dá aos trabalhadores da galeria é mais do que uma pausa, é tempo.

Embora a artista já tenha dito que os efeitos do trabalho não possam ainda ser contabilizados, um coleccionador mostrou-se interessado em comprar o trabalho da alemã, outros sugerem que faça uma digressão pelo mundo.

Maria Eichhorn, 53 anos, não é novata nestas experiências. Em 2011, usou o orçamento disponível para expor no Kunsthalle de Berna, na Suíça, para completar as obras de renovação de que o edifício precisava. Participou na Bienal de Veneza em 2015 com o trabalho All of the Art’s Futures.

Publicação de Maria Eichhorn no site da Galeria Chisenhale

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: