P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » ciencia » Curso Livre de Introdução à Iconografia – “O QUE NOS CONTAM AS IMAGENS DO PALÁCIO FRONTEIRA? INICIAÇÃO À ICONOGRAFIA”

Curso Livre de Introdução à Iconografia – “O QUE NOS CONTAM AS IMAGENS DO PALÁCIO FRONTEIRA? INICIAÇÃO À ICONOGRAFIA”


 

Curso Livre de Introdução à Iconografia – “O QUE NOS CONTAM AS IMAGENS DO PALÁCIO FRONTEIRA? INICIAÇÃO À ICONOGRAFIA”
Coordenação de: ANA PAULA REBELO CORREIA

29 de Março, 5, 12 e 19 Abril 2016
(Duração: 12h – das 19h às 22h30 com 30 minutos de intervalo) – Palácio Fronteira

Informações e inscrições limitadas (até ao dia 16 de Março) – fcfa-cultura@fronteira-alorna.pt / 217 784 599.

O Curso Livre de Introdução à Iconografia – “O que nos contam as imagens do Palácio Fronteira?”, destina-se a todos os que tenham interesse e curiosidade pela imagem e seu significado.

O curso tem como objetivo tornar acessível a leitura das imagens mitológicas, alegóricas, cristãs, e iniciar os participantes nos métodos e utensílios de pesquisa iconográfica necessários à identificação, descodificação e compreensão de figuras e programas narrativos.
A decoração exterior e interior do palácio oferece-nos um universo iconográfico que vemos hoje como um conjunto decorativo de forte impacto visual. Em seu tempo, todas estas imagens eram legíveis, familiares, contavam histórias e fábulas cuja memória e conhecimento se foi apagando. Quem são as figuras do Terraço das Artes? Porquê uma figura da poesia? Quem é a figura humana com cabeça de veado e a figura feminina com um pássaro na cabeça?…

Com base no vasto imaginário do Palácio, as aulas são dadas a partir da observação e estudo de imagens e programas narrativos de várias épocas e em suportes e técnicas diversos: pintura, escultura, tapeçaria, azulejo, estuque, entre outros, dando aos participantes a possibilidade de reconhecer e analisar as principais convenções que ao longo dos séculos caracterizaram determinados temas, religiosos ou profanos.

A iconografia é um tema com uma abrangência muito vasta e o objetivo desta formação é sobretudo despertar o interesse e a curiosidade por esta área de estudo.

Programa

Aula 1 – 29 de Março
O que é Iconografia? / Diferença entre Iconografia e Iconologia. / Imagem e mensagem. Leitura iconográfica e dimensão estética. / Contextos, fontes gráficas e literárias.

Aula 2 – 5 de Abril
Alegorias e Personificações nos azulejos e estuques do Palácio. / Cesare Ripa e a Iconologia / As Artes Liberais. Reflexão sobre a relação entre texto e imagem na análise iconográfica.

Aula 3 – 12 de Abril
Mitologia greco-romana: Reflexos nas Artes Decorativas. / Pinturas, estuques e azulejos do Palácio. / A importância da gravura na divulgação das imagens.

Aula 4 – 19 de Abril
Introdução à Iconografia Cristã. / Temas da Infância de Cristo. Origem, génese, fontes gráficas e literárias, evolução do tema.

Apoio: Associação dos Os Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna..

Local: Palácio Fronteira, Largo São Domingos de Benfica nº 1 – 1500-554 Lisboa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: