P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » ciencia » Encontrado navio português afundado na I Guerra Mundial

Encontrado navio português afundado na I Guerra Mundial


Via

Descoberta acontece a poucos dias do centenário da entrada oficial de de Portugal na Primeira Grande Guerra

No dia 26 de julho de 1917, o caça-minas Roberto Ivens, um antigo arrastão chamado Lordelo, afundou-se em poucos minutos, quando embateu numa mina deixada por um submarino alemão perto da entrada da barra do Tejo. Esta foi a primeira baixa de um navio português na Primeira Grande Guerra, na qual o país entrou oficialmente a 9 de março de 1916, quando a Alemanha declarou guerra a Portugal – vão cumprir-se agora 100 anos. O destroço do Roberto Ivens foi agora localizado a 12 milhas a sul de Cascais pela Marinha Portuguesa.

A descoberta surge na sequência de uma investigação lançada pela equipa de Paulo Costa, do Instituto de História Contemporânea, com o apoio da Comissão Cultural da Marinha e do Instituto Hidrográfico, no âmbito da preparação do programa de atividades para assinalar o centenário da entrada de Portugal na guerra.

O afundamento do Roberto Ivens causou a morte de 15 elementos da tripulação, incluindo o comandante Raul Alexandre Cascais. Os sete sobreviventes foram recolhidos pelo rebocador Bérrio.

A localização do Roberto Ivens numa zona distinta da que era era dada como certa na documentação oficial vai permitir “aprofundar o conhecimento sobre a presença e o papel da Marinha durante o período conturbado da Grande Guerra e, simultaneamente, lança um novo olhar sobre a real dimensão da ameaça submarina alemã em águas territoriais portuguesas”,segundo um comunicado do ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Marinha vai prosseguir agora os trabalhos com a utilização de um ROV, para inspecionar de perto os destroços, recolhendo imagens que permitam aprofundar o seu estudo arqueológico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: