P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu

Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu


Foi divulgado, no dia 2 de Dezembro de 2015, pela Comissão Europeia o relatório do painel de peritos recomendando o Promontório de Sagres para receber a distinção da Marca do Património Europeu.  

O Promontório de Sagres, no Algarve, recebeu a Marca do Património Europeu (MPE), uma distinção com que a União Europeia pretende dar visibilidade a sítios que celebrem e simbolizem a integração, os ideais e a sua história.

A Marca do Património Europeu (MPE) é uma nova medida da União Europeia que tem por base uma iniciativa intergovernamental lançada em 2006. Foi estabelecida pelo Parlamento e pelo Conselho da Europa.

Nos termos do regulamento “Os objectivos gerais da Marca do Património Europeu (MPE) consistem em reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos cidadãos europeus, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural europeus, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural. Para isso, esta designação procura realçar o valor simbólico e melhorar a visibilidade de sítios que tenham desempenhado um papel significativo na história e na cultura da Europa e/ou na construção da União Europeia.”

Os procedimentos de selecção e de controlo da MPE são rigorosos e estabelecem várias fases de apreciação. Após uma pré selecção dos Estados Membros que remeteu para o painel de peritos 18 candidatos, o Promontório de Sagres foi  incluído oficialmente na lista em conjunto com outros 8 sítios históricos da Europa. A Comissão Europeia designará formalmente os sítios em Fevereiro e em Abril de 2016, realizar-se-á em Bruxelas uma cerimónia de entrega dos prémios.

A distinção foi atribuída a nove locais históricos, como um cemitério da Grande Guerra, na Polónia, e o Palácio Imperial de Viena, que, segundo o comissário europeu para a Cultura, Tibor Navracsics, “representam o caminho da Europa para a Unidade, a luta pela paz e a construção do nosso legado histórico”.

No excerto a ser divulgado pela União Europeia refere-se que: “A Ponta de Sagres apresenta uma paisagem rica do ponto de vista histórico e cultural situada no canto sudoeste da Península Ibérica. Nela se encontram vestígios arqueológicos significativos, estruturas urbanas e monumentos que atestam a sua localização estratégica e a sua importância ao longo dos séculos.

A Ponta de Sagres tornou-se o quartel-general do Infante Dom Henrique para o seu projecto de expansão marítima durante o séc. XV, um local da maior importância para o Período das Descobertas, período que marcou a expansão da cultura, das ciências, da exploração e do comércio europeus tanto para o Atlântico como para o Mediterrâneo, abrindo o caminho para a afirmação e projecção da civilização europeia, que veio a modular o mundo moderno.”

O Promontório e Fortaleza de Sagres datam do primeiro quartel do século XV e estão ligados aos Descobrimentos e à figura do seu promotor, o Infante D. Henrique.

Este reconhecimento Europeu é um passo importante para o processo de candidatura em curso a Património da Humanidade junto da UNESCO em desenvolvimento pelo Algarve, sob a designação de “Lugares da Primeira Globalização”, que também inclui Sagres.

A MPE tinha já sido atribuída à Biblioteca da Universidade de Coimbra e Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867), que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa.

 

Saber mais  

Relatório

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: