P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Ladrões roubam 15 obras de arte de um museu. Valem 15 milhões de euros

Ladrões roubam 15 obras de arte de um museu. Valem 15 milhões de euros


Via 

A pintura “Madonna della Quaglia”, de Pisanello, foi uma das obras roubadas Picasa/Wiki commons

Foram roubadas 15 peças de arte do museu Castelvecchio. Os objetos artísticos, que incluíam pinturas de Rubens e Tintoretto, estavam avaliados em 15 milhões de euros.

Foram roubadas esta quinta-feira 15 obras de arte do museu Castelvecchio, em Verona (Itália), noticia o jornal inglês The Guardian. Das 15 peças roubadas, 11 eram obras-primas, garantiu Flavio Tasi, o presidência da câmara municipal de Verona. Ao todo, segundo o The Guardian (que cita como fonte responsáveis do museu) os objetos roubados estavam avaliados num total de 15 milhões de euros.

Segundo o jornal italiano La Republicca, entre as obras de arte roubadas encontram-se pinturas como “Madonna allattante”, de Tintoreto, “Dama delle licnidi”, de Peter Paul Rubens ou “San Girolamo penitente”, de Jacopo Bellini. Ao todo, foram 6 as obras do pintor veneziano Tintoretto que foram roubadas do museu.

O assalto deu-se na quinta-feira à noite, quando três homens vestidos de preto entraram no museu. Os três assaltantes prenderam e amordaçaram o segurança e um encarregado do edifício. Ao guarda roubaram ainda as chaves do carro, para poderem fugir mais tarde. Um dos homens ficou então a controlar os reféns, enquanto os outros entraram nas galerias de arte, e recolheram as 15 obras em causa.

O porta-voz do conselho, Robert Bolis, afirmou que o museu tem segurança 24 horas por dia e que o assalto foi planeado ao pormenor, já que os assaltantes entraram num momento em que o edifício já se encontrava vazio, mas antes da hora em que os alarmes são habitualmente acionados.

“Alguém os enviou, eles eram treinados, sabiam exatamente para onde estavam a ir”, afirmou o presidente da câmara de Verona, citado pelo The Guardian. As filmagens das 48 câmaras de segurança, instaladas dentro do museu e no perímetro exterior, serão agora entregues à polícia italiana, que ficará encarregue da investigação.

English

Italiano

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: