P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » portugues » Museu da Assembleia da República – Peça do Mês – Outubro 2015

Museu da Assembleia da República – Peça do Mês – Outubro 2015


assembleia_outubroMaqueta para a Estátua da República, personificada no feminino e em idade jovem, representada de corpo inteiro, de frente e em contraposto, com barrete frígio (acessório atribuído à Liberdade desde o século XVIII, por confusão com o barrete pileu), toga clássica, clâmide e a Bandeira Nacional envolvendo a cintura e as pernas. Apoia a mão esquerda sobre o Escudo de Armas português e ergue uma tocha acesa na mão direita (elemento que em 1836 foi adjudicado por Auguste Dumont ao Génio da Liberdade francesa, e em 1886 por Frédéric Auguste Bartholdi à alegoria da Liberdade franco-americana, funcionando como símbolo da Luz prometeica e dos sentidos herméticos nela expressos, com os quais o autor da maqueta portuguesa estaria familiarizado, em virtude da sua colaboração na empreitada decorativa do Restaurante Abadia, no Palácio Foz). A figura insere-se num nicho arquitectónico que recria o espaço a ocupar pela obra final.

Concebida por Costa Mota, sobrinho, esta maqueta ficou classificada em terceiro lugar na segunda edição do concurso para a Estátua da República destinada ao Hemiciclo, da qual saiu vencedora a proposta de Anjos Teixeira. A imagem referencia-se no modelo francês criado por Gustave Michel, no ano de 1890 (em Jonzac) e replicado em 1894 (em Châtellerault) e em 1904 (em Lorient), divergindo quase somente na lateralidade (sendo nisso mais próxima da última versão), na abolição da espada e na adaptação das insígnias. O posicionamento do corpo, a envolvência do drapeado e a elevação do braço já haviam inspirado o autor para a maqueta que submetera à primeira edição do concurso (da qual não houve vencedor e onde Costa Mota fora agraciado com o segundo prémio), deixando óbvia a confiança que a boa classificação lhe transmitira.

Esta obra marcará presença na exposição comemorativa do primeiro centenário do concurso aberto pela Comissão Administrativa do Congresso da República, a inaugurar em finais de outubro no Palácio de São Bento.

Imagens
Estátua comemorativa do centenário da Revolução Francesa, concebida por Gustave Michel e fundida em bronze por Louis Gasne, em 1890. Châtellerault, França. Fotografia de F. Moreau.

Maqueta para a estátua da República, António Augusto da Costa Mota (sobrinho), 1916, estafe, inv. n.º MAR 67.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: