P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » cultura » Igreja de São Cristóvão integra lista internacional de monumentos a salvaguardar

Igreja de São Cristóvão integra lista internacional de monumentos a salvaguardar


Via

A Igreja de São Cristóvão, em Lisboa, é um dos cinquenta monumentos incluídos na lista da World Monuments Watch 2016, dedicada à defesa de estruturas históricas em perigo e à sua promoção junto de investidores e parceiros.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o pároco de São Cristóvão considera a “inclusão” da Igreja local “nesta lista” como “uma oportunidade única para a sua promoção nacional e internacional” e ao mesmo tempo para a resposta aos “desafios que actualmente se colocam à sua recuperação e preservação”.

Situada na zona histórica de Lisboa, no bairro da Mouraria, a Igreja de São Cristóvão data de 1680 e do seu património destacam-se, por exemplo, 34 telas de Bento Coelho da Silveira, do século XVII, que carecem de restauro.

O espólio do monumento inclui ainda um interior revestido a talha dourada, alfaias litúrgicas e paramentos.

O projecto “World Monuments Watch” é da responsabilidade do World Monuments Fund (WMF) , uma organização independente dedicada à preservação do património em todo o mundo, contempla apenas cinquenta monumentos em risco.

A inclusão da Igreja de São Cristóvão no programa ficou conhecida hoje, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, sendo que passa a ser “o primeiro edifício religioso nacional a conseguir integrar esta lista“.

De acordo com o padre Edgar Clara, isto foi possível graças à iniciativa “Arte por São Cristóvão”, desenvolvido pela paróquia lisboeta no âmbito do Orçamento Participativo de Lisboa 2014.

“Iniciado em Abril deste ano”, refere o sacerdote, “este projecto prevê a promoção e divulgação da Igreja e do seu património” e conta com parceiros como a Associação Renovar a Mouraria, a Cozinha Popular da Mouraria, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, e o Conservatório de Lisboa.

Com vista à renovação do espólio da Igreja, a paróquia de São Cristovão tem promovido várias iniciativas de recolha de fundos, desde “restauros ao vivo a noites de fado”, passando por “visitas guiadas à Mouraria Cristã” e pela venda de “biscoitos desenvolvidos pela Cozinha Popular da Mouraria”.

Iniciativas que permitiam “recolher cerca de 40 mil euros” para as obras de restauro.

2016 Watch Sites At A Glance Visualização

2016 Watch Sites At A Glance Baixar

2016 Watch Sites At A Glance Mapa

Anúncios

1 Comentário

  1. […] XVII, que é um dos cinquenta, e o primeiro edifício religioso nacional, incluído na lista da World Monuments Watch 2016, dedicada à defesa de estruturas históricas em perigo e à sua promoção junto de investidores e […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: