P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » livro » Bibliotecas escolares debatidas em Óbidos por especialistas internacionais

Bibliotecas escolares debatidas em Óbidos por especialistas internacionais


Via

As linhas mestras para o futuro das bibliotecas escolares vão ser apresentadas em Óbidos, no âmbito de um seminário que decorrerá sábado e domingo, integrado no Festival Literário, e que contará com especialistas nacionais e internacionais.

O seminário “resulta de um laboratório de ideias que juntou cerca de 30 professores bibliotecários e coordenadores de rede, que desenharam o modelo do encontro que irá debater a importância das bibliotecas escolares e apresentar projectos desenvolvidos em várias zonas do país”, disse à agência Lusa a curadora do Folio Educa, Maria José Vitorino.

Sob o lema “Educação, Leitura, Literatura”, o seminário contará, na sessão de abertura, com Maria Manuela Silva, coordenadora nacional da rede de bibliotecas escolares e desenvolver-se-á, no sábado, em torno de dois painéis e uma conferência proferida por Ross Todd, dos Estados Unidos.

O primeiro painel, intitulado “A vida precisa de literatura”, junta oradores como a espanhola Inés Miret (consultora internacional em projectos digitais) e a colombiana Sílvia Castrillón (consultora para a UNESCO em temas relacionadas a leitura, escrita e políticas culturais), num debate em que participa igualmente a responsável portuguesa pela criação do Plano Nacional de Leitura, Isabel Alçada.

No segundo painel, em que participam as professoras bibliotecárias coordenadoras interconcelhias da rede de bibliotecas escolares, serão apresentadas as “Guidelines IFLA 2015”, ou seja as linhas de acção para as bibliotecas, recentemente publicadas na África do Sul.

No domingo, o seminário desenvolve-se em sessões paralelas em que serão apresentadas experiências desenvolvidas em torno de bibliotecas inclusivas e modos de ler da era digital, entre outros.

O seminário permite atribuir créditos de formação aos professores e, segundo Maria José Vitorino, “atingiu o limite de inscrições, com 160 participantes, que era a capacidade máxima para que as pessoas pudessem ser divididas pelas sessões paralelas”.

O seminário é organizado em parceria com o centro de formação Centro-Oeste e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

A iniciativa integra-se no Folio — Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre até ao próximo dia 25, organizado em cinco capítulos (Folia, Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Paralelo) mobilizando cerca de uma centena de escritores em lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas com os leitores – conversas improváveis, segundo a organização, por decorrerem no contexto de proximidade do festival.

Guidelines IFLA 2015 Visualização

Guidelines IFLA 2015 Baixar

Anúncios

2 comentários

  1. […] O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos estendeu-se, a partir de ontem, a mais oito concelhos do Oeste onde abrem núcleos expositivos da mostra PortoCartoon, que reúne cerca de 200 obras de cartunistas de todo o mundo. […]

  2. […] realização do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorreu na vila de 15 a 25 de Outubro, foi […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: