P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Nuno Costa o primeiro português a receber Prémio Jovem Compositor

Nuno Costa o primeiro português a receber Prémio Jovem Compositor


Via /

O músico Nuno Costa, de Ribeira de Pena, disse hoje que é um “importante reconhecimento” para a sua obra ter vencido o Prémio Jovem Compositor da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea.

Durante o festival “ISCM World Music Days 2015”, que se realizou na capital da Eslovénia, Liubliana, foram apresentadas obras de 84 compositores de 55 países.

O júri escolheu “Pater Noster”, uma peça para coro “a capela”, para oito vozes, desenvolvida por Nuno Costa, um jovem compositor de 28 anos, natural de Cerva, concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real.

O jovem é o primeiro português a conquistar este prémio.

Acaba por ser um importante reconhecimento para a minha obra, neste início de carreira. Pode impulsionar um pouco, sim”, afirmou o músico à agência Lusa.

Nuno Costa salientou que este prémio vem dar “mais visibilidade” ao seu trabalho.

Para este concurso, o músico usou um texto do “Pater Noster” e deu-lhe uma leitura pessoal, criando uma peça que quis “com frescura“. “A minha ideia era que a minha leitura deste texto tivesse a sua frescura e originalidade”, afirmou.

Durante o concurso, a música foi interpretada pelo Coro Filarmónico da Eslovénia.

O prémio foi atribuído durante os ‘Word Music Days’, um festival de música contemporânea que teve lugar entre 26 de Setembro a 02 de Outubro em Liubliana.

O compositor português estuda na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, depois de ter feito os estudos no Conservatório Real de Antuérpia e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, no Porto.

A sua música já foi apresentada em diferentes palcos da Europa, como no deSingel International Art Campus, Auditorium Parco della Musica ou Teatro la Fenice.

Nuno Costa afirmou que a música foi o seu sonho desde criança e que é isso que o concretiza e por isso, garante, o seu futuro passa por “desenvolver um trabalho útil nesta área“.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: