P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » cultura » Príncipe Real acolhe este sábado dezenas de actividades culturais

Príncipe Real acolhe este sábado dezenas de actividades culturais


Via CLAUDIA CARVALHO SILVA

Tudo se passará na zona do Príncipe Real PEDRO CUNHA

O Trampolim Gerador vai invadir a Praça do Príncipe Real com cultura, imaginação e diversidade.

O Trampolim Gerador é um evento que vai saltando de local em local, sendo que a edição de 10 de Outubro será acolhida na Praça do Príncipe Real, em Lisboa. Segundo um dos organizadores, Pedro Saavedra, esta ideia surge a partir de “uma vontade de levar cultura a todos de forma descodificada” e junta num único dia mais de 100 autores em cerca de 50 iniciativas distribuídas por 17 espaços. O tema desta edição é “voar com os pés assentes no chão” e já pôs crianças a produzir papagaios de papel, por pensarem que só assim conseguiam voar com os pés em terra.

Das 15h às 24h, existem actividades para todos os gostos e idades. Há visitas guiadas, concertos, declamação de poesia, exposições, oficinas, aulas de QI Gong e de Bollywood, um debate, um ciclo de cinema árabe e ainda o 2º. Encontro de Instagrammers. De um lado há uma Varanda do Teatro, em que Albano Jerónimo interpreta o texto Veneno, de Cláudia Lucas Chéu e de outro lado há um Sofá dos Poemas, com a participação de Luísa Ortigoso, Valério Romão e Alfredo Brito. Pedro Saavedra afirma que também existem actividades para crianças como “ateliers de filosofia e um piquenique de cientistas, onde todos se sentam no jardim a falar sobre ciência”. Para além de tudo isto, há ainda espaço para a Feira do Príncipe Real, um mercado criativo constituído por barraquinhas que ajudam a dinamizar o comércio local, as praças e os bairros históricos da freguesia e que tentarão responder abertamente ao tema proposto. Para Miguel Bica, outro dos organizadores do Trampolim Gerador, este evento “muda o contexto e o tom dos eventos ao tirar o teatro dos teatros, a dança dos auditórios e o cinema das salas”, surgindo ideias como uma ópera num reservatório ou um teatro num sótão.

As actividades espalham-se por 17 locais, circunscritos à Praça do Príncipe Real: desde a Fundação Casa de Macau, ao Palácio Cor-de-Rosa, ao Reservatório Patriarcal de Lisboa ou até mesmo à Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, que abre pela primeira vez para acolher o Ciclo de Cinema Árabe.

Pedro Saavedra diz que se pretende que “seja um dia intenso e rodeado de cultura” e espera que “as pessoas apareçam e que não chova”. Num formato informal, dá-se corpo à criatividade da cultura portuguesa num ambiente em que se “sente a paixão e se vêem coisas inéditas”, afirma um dos organizadores do Trampolim. A entrada é gratuita.

Esta iniciativa é organizada por Pedro Saavedra, Miguel Bica e Tiago Sigorelho, responsáveis pelo Gerador, uma plataforma de comunicação e acção que visa promover a cultura portuguesa. Neste evento, não procuram responder a perguntas mas lançá-las para que se possa pensar na arte que é feita. Esperam que as pessoas “vão pela forma e fiquem pelo conteúdo”, de acordo com Pedro Saavedra. Miguel Bica revela que esta é a edição com a “programação mais ecléctica e no maior espaço relativamente às outras edições”.

O Trampolim Gerador estreou-se este ano e já teve duas edições anteriores: a edição zero realizou-se a 28 de Fevereiro, no Largo de S. Paulo com o tema ‘A Origem’ e a primeira edição foi a 6 de Junho, tendo ‘A Palavra’ como tema e decorrido na Praça das Flores. Pedro Saavedra afirma que ficaram “surpreendidos pela aceitação do público: “há pessoas que ficam fãs do conceito e cúmplices da ideia”, havendo sempre sugestões e pedidos de repetições.

Texto editado por Ana Fernandes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: