P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » inicio » A criança, o brinquedo e o jogo na “INventa MUSEU 3”

A criança, o brinquedo e o jogo na “INventa MUSEU 3”


Gestos, olhares, brincadeiras, riscos, risos, sorrisos… O que têm em comum? Todos se agregam nos intervalos da escola, da escola de hoje e de 1979, data de registo das 199 fotografias que constituem o número 3 da revista INventa MUSEU. Integradas no arquivo do Museu de Lamego, percorrem as escolas de 24 freguesias do concelho de Lamego e constituíram há cerca de quarenta anos a exposição “A Criança, O Brinquedo e o Jogo”.

As imagens resultaram de um levantamento fotográfico documental sobre os jogos tradicionais infantis, realizado por Orlando da Costa Lourenço e António Pedro Valente, em parceria com o Serviço Educativo do Museu de Lamego e a Biblioteca Municipal, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Criança. Só em 1982, durante a realização do II Estágio Alternativo Europeu de Desportos Tradicionais e Jogos Populares, promovido pelo Conselho da Europa, as imagens foram expostas, assim como editada uma pequena brochura com as regras dos jogos.

Recentemente inventariadas, partilham-se agora com a comunidade, divulgando, através delas, um interessante património cultural imaterial, que proporciona uma viagem para o universo da infância sob a forma de gestos e de olhares retidos pela câmara do fotógrafo amador.

De acesso livre e gratuito, a INventa MUSEU volta a dar cumprimento a um dos grandes objectivos do Museu de Lamego, que passa pelo desenvolvimento de um programa de publicações em linha e alargado aos mais diversos públicos.

No arranque de 2015, o Museu de Lamego lançava o primeiro número desta publicação, dedicada ao trabalho desenvolvido pela sua secção de Inventário. Sem periodicidade e formato fixos, dado que o contínuo trabalho de inventário alterna o seu ritmo consoante a natureza e complexidade de cada bem inventariado, a “INventa MUSEU” já se centrou no estudo de uma Cruz Relicário indo-portuguesa e da Bíblia dita de Lamego.

Instrumento de comunicação privilegiado do trabalho de inventário do Museu de Lamego, o terceiro número da revista volta-se para o património imaterial, proporcionando um olhar sobre a escola de finais da década de 70 do século XX.

Disponível aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: