P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Charlie Brown e Snoopy fazem 65 anos

Charlie Brown e Snoopy fazem 65 anos


Charlie Brown, Snoopy e companhia fazem esta sexta-feira 65 anos. Juntos, são conhecidos como os “peanuts”.

O aniversário vai ser assinalado com uma longa-metragem de animação, em 3D, com todas as personagens. Chega a Portugal em dezembro.

A criação do cartoonista Charles Schultz surgiu pela primeira vez em sete jornais norte-americanos.Tornaram-se numa das bandas desenhadas mais populares e influentes do século XX. No auge, a banda desenhada aparecia diariamente em 75 países e em 21 línguas.O autor desenhou milhares de tiras dos Peanuts até morrer.

Charlie Brown e companhia chegaram ao grande ecrã pela primeira vez em 1950.

A primeira aparição do Snoopy em 1950.

Durante quase 50 anos, Charles M. Schulz desenhou milhares de tiras de banda desenhada protagonizadas por crianças e por um cão, famosos ainda hoje e conhecidos como “Peanuts”. Charlie Brown, Snoopy e companhia fazem esta sexta-feira 65 anos.

A primeira tira, na qual aparece Charlie Brown, foi publicada a 2 de outubro de 1950 em sete jornais norte-americanos. Charles M. Schulz tinha 28 anos e deu início a uma das mais famosas bandas desenhadas do século XX e que perdurou depois da morte do autor, em 2000.

O 65º aniversário é assinalado este ano com uma longa-metragem de animação, em 3D, com todas as personagens de “Peanuts”. O filme “Snoopy e Charlie Brown – Peanuts” tem estreia mundial em novembro e chega aos cinemas portugueses no dia de natal.

Schulz começou por publicar em 1949 a série de BD “Li´l Folks”, mas foi-lhe sugerida uma mudança do nome para “Peanuts”, à qual acedeu com alguma relutância. As tiras de BD revelavam humores, angústias e dilemas de crianças, mas que serviam também os adultos.

Estima-se que a série e as personagens tenham sido lidas por várias gerações e mais de 300 milhões de pessoas, tornando Schulz e os herdeiros entre os mais ricos da banda desenhada.

Charles Schulz, que tinha a alcunha de “Sparky”, morreu com 77 anos, a 12 de fevereiro de 2000, horas antes da publicação nos jornais da sua última tira dominical dos Peanuts.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: