P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » cultura » Gastronomia, livros e arte nas ruas

Gastronomia, livros e arte nas ruas


Via

Tal como na edição de 2013, estarão dez artistas a concurso, com instalações artísticas, nas estruturas pré-definidas pela organização, cujo tema da obra teria de ir de encontro às mais-valias do concelho, sejam elas históricas, naturais, patrimoniais, sendo o objectivo primordial o da promoção e divulgação do território. Deste modo, de 26 de Setembro a 11 de Outubro, ao percorrer as ruas do centro histórico de Coruche terá oportunidade de contactar com variadas formas de expressão artística, que não deixarão ninguém indiferente pelo impacto que irão produzir na vila. O Prémio Distinção Bienal de Coruche no valor de 4.000 euros e as demais menções honrosas que o júri entender nomear, será entregue no próprio dia da inauguração.
A decorrer paralelamente ao concurso nacional, a Bienal de Coruche envolve uma vez mais a comunidade local, desta feita com a colaboração de 450 pessoas de 20 instituições do concelho (desde creches, ATL, IPSS, Grupos de Convívio, Associações Sénior), que irão vestir artisticamente em malha sob o tema da manta lobeira, a Praça da Liberdade e o Largo do Pelourinho. “Vestida de Lobeira” , assim designada, contou com a utilização de 900 novelos de lã que correspondem a 171 000 metros de fio. As pedras da calçada, varandas, fachadas, os troncos das árvores, as papeleiras, floreiras, as esplanadas do café, uma bicicleta e até um carro, serviram de inspiração para “vestir” estes espaços com os cerca de 2594 revestimentos.
A programação cultural destas semanas, incluí também a exposição Espaço Malhas, patente na galeria do Mercado Municipal de Coruche, um espaço dedicado à história dos lanifícios, processos de produção, informação relativa à intervenção “Vestida de Lobeira” que irá contar com a presença de duas artesãs da região a trabalhar ao vivo e um espaço de trabalho e convívio que se pretende que seja vivido diariamente.
Também a comunidade local expressou o território, através dos olhares de fotógrafos amadores e profissionais de Coruche, numa exposição de fotografia que pontua as ruas do centro histórico, no percurso pré-definido para a Bienal. A não perder!
Os ARM Collective, convidados pela organização da Bienal de Coruche para desenvolver um mural no decorrer do evento, são dois conceituados graffitters do panorama da arte urbana (street art) em Portugal, Gonçalo Ribeiro  (MAR) e Miguel Caeiro  (RAM), que se juntam para realizar diferentes intervenções. Em Coruche, os artistas estarão a trabalhar uma pintura mural – técnica mista (acrílico/tinta plástica) designada “Vigilantes”, intervindo no edifício inacabado na Rua Júlio Maria de Sousa. Produção a ser acompanhada pelo público entre 25 a 28 de Setembro. Um Colóquio dedicado a estas matérias, espectáculos e performances farão também parte do programa da Bienal.

Feira do Livro e Jornadas de Gastronomia em simultâneo
Entretanto, de 2 a 11 de Outubro, estão de volta as Jornadas de Gastronomia & Sabores do Arroz, este ano a terem lugar no Centro de Exposições de Coruche (antiga central de camionagem). O certame vai decorrer em dois fins de semana. No primeiro, dias 2, 3, 4 Outubro será dedicado à Gastronomia Tradicional. O segundo fim de semana, dias 9, 10, 11 Outubro será dedicado ao novo certame Sabores do Arroz. Haverá tasquinhas, animação musical, momentos de Show-cooking, entre outras iniciativas. As jornadas de Gastronomia & Sabores do Arroz contam com a participação dos restaurantes O Choupo, O Farnel, Sabores de Coruche, e Ponte da Coroa.
Este evento vai decorrer em simultâneo com a Feira do Livro este ano na sua XXXI edição, sob o mote “Viagens na minha Terra”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: