P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Bar gay em Londres é classificado como património protegido

Bar gay em Londres é classificado como património protegido


Via

O destino do Royal Vauxhall Tavern tornou-se uma preocupação depois de o edifício vitoriano ter sido comprado por um investidor imobiliário austríaco REUTERS/CHRIS HELGREN

Diz-se que a Princesa Diana terá aparecido uma noite, disfarçada de homem, no final dos anos 80, na companhia de Freddie Mercury, e que terá passado despercebida.

Esse episódio não foi citado entre as razões por que o Royal Vauxhall Tavern, uma das mais antigas e emblemáticas instituições gay de Londres, acaba de integrar a lista de património classificado do Reino Unido, mas quando tanta realeza – uma princesa a sério e o líder de uma banda chamada Queen – entra num pub isso quer dizer qualquer coisa.

É a primeira vez que um estabelecimento gay recebe protecção patrimonial no Reino Unido, graças a uma campanha que teve a participação de figuras conhecidas como o actor Ian McKellen e o apresentador de televisão Graham Norton. Muitos estabelecimentos gay fecharam nos últimos anos em Londres, em resultado da especulação imobiliária. O futuro do Royal Vauxhall Tavern, conhecido como RVT, passou a ser uma preocupação depois de, no ano passado, o edifício vitoriano ter sido comprado por um investidor imobiliário austríaco.

A classificação protege o RVT contra eventuais alterações a nível de arquitectura ou da natureza do espaço.

Situado no sul da cidade, e construído nos anos 1860-62, o RVT foi considerado um local de interesse arquitectónico e de importância histórica sendo “um dos mais conhecidos e antigos estabelecimentos LGBT [Lésbico, Gay, Bissexual e Transsexual] na capital, papel que desempenhou sobretudo na segunda metade do século XX”, segundo o parecer que justifica a classificação. O mesmo documento assinala que na década de 1960 o RVT consolidou-se como um assumido pólo de congregação e diversão da comunidade gay, e um espaço de resistência à homofobia durante a crise da epidemia de HIV/sida nos anos 80. É também um local com uma longa tradição de espectáculos de travestismo, onde muitos artistas drag conhecidos começaram as suas carreiras.

O Stonewall Inn, um bar histórico em Nova Iorque que foi o berço da luta pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos no final da década de 60, recebeu uma classificação patrimonial semelhante em Julho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: