P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Angola Obras das Ruínas de Cambambe estarão concluídas este ano

Angola Obras das Ruínas de Cambambe estarão concluídas este ano


Via

Igreja da Nossa Senhora do Rosário

As obras de preservação e estabilização das Ruínas de Cambambe, que inclui a fortaleza e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, construídas entre 1602 e 1604 pelos colonizadores portugueses, com o objectivo de penetrar no interior de Angola, ficam prontas em finais de Dezembro próximo, informou o empreiteiro.

Tiago Arnaldo, um dos responsáveis da Odebrecht, empresa encarregue da recuperação do referido monumento, disse ontem que o trabalho decorre a bom ritmo. O responsável acrescentou que o forte e a igreja vão manter a antiga imagem. “Os engenheiros, arquitectos e pedreiros possuem formação específica”, garantiu.

O Ministério da Cultura, em parceria com o Governo Provincial do Cuanza Norte, assinou um contrato com a construtora Odebrecht em 2014, na 5.ª edição da Feira do Dondo, com o intuito de recuperar os principais monumentos históricos e culturais situados ao longo do Corredor do Cuanza. A direcção do Instituto Nacional do Património Cultural informou que, depois da restauração, o monumento vai ser usado para a realização de vários estudos.

O director provincial da Cultura considerou importante a preservação dos monumentos. “A conservação do património histórico-cultural é também uma referência à identidade e memória de diversos grupos étnicos e culturais”, disse David Buba.

A Fortaleza de Cambambe serviu de posto avançado à penetração dos portugueses no interior do país. Na altura, possuía dependências como a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, erguida para expandir o catolicismo, e a Feitoria, residência para oficiais.

Fortress of Kambambe UNESCO tentavive list

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: