P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » cultura » Área ‘Cultura e Património’ apresenta projectos no Orçamento Participativo de Braga

Área ‘Cultura e Património’ apresenta projectos no Orçamento Participativo de Braga


ViaPatrícia Sousa

‘Cultura e Património (material e imaterial)’ é outra das áreas a votação no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga com mais projectos apresentados. Música, teatro, história e monumentos dão ‘corpo e alma’ à maior parte das 18 candidaturas a votação nesta área.

A ‘Orquestra Clássica em Braga’ (projecto n.º52) pretende manter actividade regular na região do Minho/Galiza com músicos jovens da região. Já com o projecto ‘Igreja dos Terceiros – Novo Olhar’ (projecto n.º 34) espera-se dar visibilidade nacional e internacional ao monumento, associando-lhes um programa de actividades artísticas e cultuais direccionado para a comunidade, bem como intervencionar a fachada da Igreja dos Terceiros.

Outro dos projectos a votação é o ‘Monumento aos Reis Suevos’ (projecto n.º08), que tem como objectivo eternizar as raízes de Portugal que se encontram nos séculos V e VI e, particularmente, na sua capital, Braga. O ‘Palco das Associações’ (projecto n.º20) é um projecto colaborativo que pretende aumentar a visibilidade do trabalho associativo do concelho de Braga e assim, poder formar novos públicos, contribuindo para a dinâmica cultural e social da cidade.

‘Braga Shine’ (projecto n.º 55) propõe-se servir a cidade através da música, desenvolvendo-se em três eixos: Coros Braga Shine, Eventos Braga Shine e CD Braga Shine. ‘Os Cordofones no Minho (projecto n.º19) apresenta o evento ‘Domingo às 18h’ com a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho, no primeiro e último domingo de cada trimestre. Entre outros espectáculos, o projecto pretende com o Festival Internacional de Música de Orquestras de Cordofones da Cidade de Braga atrair à região do Minho grupos musicais de vários países. O projecto contempla ainda um estágio internacional.

‘Converte-te a Braga’ (projecto n.º 51) é um dos projectos que tem como principal objectivo criar um programa turístico e inovador direccionado para o turismo religioso e patrimonial.

‘Centro de Programação e Robótica Educativa no GNRation’ (projecto n.º60) propõe a criação de um espaço público que seja reconhecido como ‘centro’, necessitando de uma equipa multidisciplinar a trabalhar.

Outro projecto a votação nesta área dedicada à ‘Cultura e Património’ é o ‘Penico do Céu’ (projecto n.º 56), que nasce da necessidade de intervir, comunicar, gerar interacções e criar novas sinergias com a cidade. A proposta consiste na realização de intervenções artísticas em novos placares ou utilizando estruturas já existentes, como rede de painéis publicitários espalhados pela cidade.

Segue-se o projecto ‘+ teatro’ (projecto n.º46), onde o Grupo Cénico Cultural e Beneficiente de Arentim pretende salvaguardar o património único, que se encontra “armazenado” sem o mínimo de condições num anexo contíguo à junta de freguesia. O grupo é proprietário de um guarda-roupa com cerca de cinco mil peças de vestuário, e adereços de diferentes épocas, assim como um vasto e riquíssimo conjunto de cenários, por isso, urge salvaguardar este património e mostrá-lo ao público.

‘ArtenoParque’ (projecto n.º 44) propõe durante um dia a interacção entre o público e artistas no parque do Bom Jesus, partilhando lugares e experiências. Projecto integra propostas que relacionam as artes visuais com as artes performativas, nas áreas da Música, Pintura, Escultura, Dança, Teatro, Arquitectura e Ecologia.

Ainda a votação nesta área encontra-se a ‘Escola de Navios/ Centro de Ressurgência’ (projecto n.º 48), que propõe um enquadramento original de envolvimento e interacção cultural a realizar no Mercado Municipal de Braga e a uma rede de parcerias na cidade.

Segue-se o ‘Guia Turístico de Arquitectura de Braga’ (projecto n.º05), que tem como objectivo identificar e dar a conhecer o património arquitectónico de Braga, que é geralmente marginalizado e que não é devidamente reconhecido. O projecto desdobra-se na criação de três objectivos: um guia, um roteiro e uma plataforma digital.

Outro dos projectos a votação é ‘Valorização do Castelo de Braga e Muralhas Medievais’ (projecto n.º 62), que tem como objectivo valorizar e dar a conhecer o que ainda resta do Castelo de Braga e dos elementos que compunham as Muralhas Medievais.

‘Arte por Tadim’ (projecto n.º 15) é mais um dos projectos a votação, que aposta na remodelação interior da sacristia da Igreja de Tadim.

Com a ‘Transformação da sala nobre da antiga residência paroquial de Oliveira S. Pedro em Centro Interpretativo da História do Penedo das Letras, incluindo as obras suporte de conservação e beneficiação do edifício’ (projecto n.º 23) espera-se realizar obras de conservação e de beneficiação da actual casa paroquial, situada junto à igreja paroquial de Oliveira S. Pedro, transformando a sala nobre da casa no centro interpretativo e disponibilizando material informativo sobre trilhos pedonais existentes para o Penedo das Letras.

Ainda na área de intervenção ‘Cultura e Património (material e imaterial) surge a votação o ‘Catavento/grimpa da Igreja de São Vicente. Recolocar para preservar’ (projecto n.º43). Os objectivos da candidatura passam por devolver à torre da igreja o catavento, dar a conhecer este património, influenciar a observação do catavento e informar os seus utilizadores sobre a direcção dos ventos.

Por último, nesta área é apresentado o projecto ‘Museu Didáctico ou Museu das Escolas’ (projecto n.º 40) a ser instalado na Rua dos Capelistas. A proposta consiste na recolha, inventariação, restauro, catalogação e acondicionamento de todos os materiais que caíram em desuso nas escolas do concelho, das pré-escolas às escolas secundárias.

Candidaturas a pensar na dinamização da cidade

A área dedicada ao ‘Turismo, Comércio e Promoção Económica’ conta com cinco projectos a votação no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga.
A criação do ‘Clube de Programação Informática’ (projecto n.º 31), pretende, durante o ano lectivo 2015/2016, dinamizar aulas para os alunos interessados, sem custos para os pais dos alunos, com equipamento existente no mercado específico para esta aprendizagem.

Segue-se o ‘Festival Aéreo de Braga’ (projecto n.º 64) proposto pelo Aero Clube de Braga, tendo sido realizado em 2013 o primeiro evento. Este festival é já um potenciador da economia local e um dinamizador cultural e turístico, atraindo milhares de pessoas de todos o país e do país vizinho.

Ainda nesta área encontra-se a votação o projecto ‘Encontro Nacional de Motos Clássicas – Bou a Braga’ (projecto n.º 66), tendo como objectivo descobrir quantas são, onde se encontram, quem as possui e em que estado estão as Motalli e Pachancho existentes, fabricadas em Braga. A ideia é integrar o encontro nas festas de S. João e entrar no livro do Guiness, fazendo a maior grelha de partida do mundo com motos clássicas.

‘Imagem de Braga’ (projecto n.º 27) é outro dos projectos seleccionados e a votação nesta segunda edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga. O que se pretende com esta candidatura é ‘vender’ a imagem da cidade e para isso é proposto uma reestruturação da Torre de Menagem, tornando-a visitável até ao seu topo. A ideia é que a Torre de Menagem se transforme num ponto prioritário na passagem por Braga, e um miradouro central, de modo a contemplar-se o triângulo turístico e todo o centro histórico da cidade.

Por último, a candidatura ‘BragaOn – turismo e mobilidade’ (projecto n.º 22) surge da criação de uma aplicação móvel BragaOn (complementada com mapa de papel e sítio na Internet) de informação cultural e do património com propostas de roteiros integrados na cidade, complementada com oferta de transportes públicos. Aqui pretende-a ainda implementar a oferta de transporte autónomo, nomeadamente de bicicletas eléctricas de aluguer temporário em alguns locais da cidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: