P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » ciencia » Equipa de cientistas percorre caminhos de Fernão de Magalhães para traçar o primeiro mapa sonoro dos oceanos.

Equipa de cientistas percorre caminhos de Fernão de Magalhães para traçar o primeiro mapa sonoro dos oceanos.


Via

Equipa de cientistas percorre caminhos de Fernão de Magalhães para traçar o primeiro mapa sonora dos oceanos. Expedição vai demorar quatro anos. E pode ser acompanhada em direto.

Expedição pioneira partiu este domingo de Sevilha. A equipa do Laboratório de Aplicações Bioacústicas da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) vai desenhar, pela primeira vez, o mapa sonoro dos oceanos, revela a UPC.

Durante quatro anos, os cientistas vão percorrer a mesma rota traçada pelo navegador português Fernão de Magalhães – naquela que seria a primeira viagem marítima em volta do mundo.

A primeira viagem de circum-navegação será replicada de modo a recolher informação sobre a poluição sonora que afeta os oceanos – um registo exaustivo sobre a contaminação acústica nos mares.

“É o oceano um santuário de silêncio tal como nos mostram os documentários na televisão? Estando as grandes cidades distantes nos mares é isso garantia de que a profundidade dos oceanos protege as espécies marítimas?”. Não é! É algo parecido ao ruído de uma grande cidade em hora de ponta, explica o jornal.

Mas de onde vem tanto ruído? O homem é o principal causador dessa poluição sonora. E há exemplos – mapas já desenhados pela equipa do Laboratório de Aplicações Bioacústicas da Universidade Politécnica da Catalunha – que permitem explicar o que se passa. O ruído no Porto de Barcelona é ouvido debaixo de água na ilha de Ibiza.

O biólogo Michel André, citado pelo El Mundo, diz que o “homem só é capaz de ouvir 10% dos sons que se produzem debaixo de água”. Essa incapacidade não permitia, até agora, avaliar o impacto provocado nas espécies marítimas.

O dia-a-dia da equipa que segue a bordo do veleiro Fleur de Passion, de 33 metros, poderá ser acompanhado através do site Ocean mapping expedition“Quatro anos de viagem em redor do mundo para escrever uma nova história dos oceanos, 500 anos depois de Fernão de Magalhães”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: