P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » ciencia » Descobertos vestígios de um palácio micénico na Grécia

Descobertos vestígios de um palácio micénico na Grécia


Via

Detalhe da cidadela de Micenas, património da Humanidade desde 1999 UNESCO/DR

Permitirá saber mais sobre a “organização política, administrativa, económica e social da região” e sobretudo obter “novos elementos sobre as crenças micénicas e sobre questões da linguística”.

Os restos de um palácio do período micénico (século XVII-XVI antes de Cristo), com importantes inscrições em grego arcaico, foram descobertos perto de Esparta no Peloponeso (sul), revelou esta terça-feira o Ministério da Cultura grego.

Esta nova descoberta permitirá obter informações sobre a “organização política, administrativa, económica e social da região” e sobretudo obter “novos elementos sobre as crenças micénicas e sobre questões da linguística”, diz o comunicado da tutela grega.

Escavações arqueológicas realizadas desde 2009 em Agios Vasileios, uma aldeia perto de Esparta (300 quilómetros a sul de Atenas), tornaram possível a revelação de antigas e raras inscrições de uma forma arcaica do grego.

Nessas placas de argila estão nomeadamente inscritas referências a cerimónias religiosas e a nomes de locais. O vestígio mais antigo de escrita na Europa, o chamado Linear B surgiu em Creta cerca de 1375 antes de Cristo e só começou a ser decifrado a partir de 1952.

No palácio, foram também encontrados objectos de culto, figuras em argila, uma taça com uma cabeça de touro, escaravelhos, besouros, espadas e fragmentos de pinturas murais.

No norte do Peloponeso encontra-se também o principal sítio arqueológico da civilização micénica, a cidadela de Micenas, descobertas no século XIX. É constituída principalmente por vestígios do palácio real e túmulos monumentais atribuídos a heróis da mitologia grega.

De acordo com o Ministério da Cultura grego, estão activas mais de 150 escavações arqueológicas em 2015 em toda a Grécia, “demonstrando a importância da riqueza arqueológica e do património cultural do país”.

Anúncios

1 Comentário

  1. Teçá do Levante diz:

    Reblogged this on Teçá do Levante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: