P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Brasil Rio Potengi no Museu do Louvre

Brasil Rio Potengi no Museu do Louvre


Via

Série registra cotidiano do Canto do Mangue, Rio Potengi Leila Florêncio

Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre de Paris, vai receber instantâneos clicados pela enfermeira potiguar Leila Medeiros Brandão Florêncio às margens do Rio Potengi. Ela participa de exposição coletiva em cartaz a partir de outubro na capital francesa. Fotógrafa nas horas vagas, com dez anos de experiência acumulada, Leila foi convidada pela Divine Académie des Arts Lettres et Culture a submeter sua série de 12 imagens à curadoria da mostra, que selecionou outros 19 artistas de todo o mundo nas áreas de fotografia, pintura e escultura.

Vale lembrar que em 2011 os artistas visuais Guaraci Gabriel, de São Gonçalo do Amarante, e Iran Dantas, de Currais Novos, também participaram do evento à convite de Diva Pavesi, curadora brasileira radicada em Paris há quase 30 anos. “Me localizaram através das redes sociais e fizeram contato perguntando se tinha interesse em enviar material para análise  da curadoria. Selecionaram duas fotos, que serão incorporadas ao acervo da Academia”, explicou Leila Florêncio. A fotógrafa amadora irá arcar com todas as despesas para viabilizar sua participação na mostra coletiva.
A série de Leila sobre o Rio Potengi, produzida ao longo de um ano entre 2014 e início de 2015, já foi vista em exposição na Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, e na Assembléia Legislativa. “Para fazer as imagens me concentrei entre o trecho que vai do Canto do Mangue até foz do Potengi”, disse a enfermeira-fotógrafa. “Selecionaram um imagem da Rampa e outra da Praia do Y ,  embaixo da Ponte Newton Navarro”.
A Divine Académie des Arts Lettres et Culture foi fundada em 1995, e desde então atua na divulgação, principalmente, de artistas brasileiros na capital da França. Informações sobre a entidade no site divineacademie.org. A presidente da Academia, Diva Pavesi, já recebeu em Paris os cantores Milton Nascimento, Cauby Peixoto e Martinho da Vila, o ator Milton Gonçalves, entre outros.
Anúncios

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: