P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » cultura » Cultura em espaços ferroviários

Cultura em espaços ferroviários


Via / Nelson Jerónimo Rodrigues


Até Outubro, as estações ferroviárias de Lisboa e Porto servem de palco a espectáculos de música e dança, exposições fotográficas e sessões de cinema. Rossio, Cais do Sodré, Santa Apolónia, São Bento e Trofa são as gares que prometem surpreender quem passa ou vai de viagem. Próxima paragem: cultura gratuita.

A música, a dança, a fotografia e o cinema são a principal locomotiva desta iniciativa que começou em julho mas ainda tem muitas viagens para fazer. Baptizada com o nome “Olá de novo”, é organizada pela Infraestruturas de Portugal (empresa que resultou da fusão da Refer com a Estradas de Portugal) e durante os próximos meses procura fazer jus ao lema “arte que nos move”.

Em Lisboa, a maior agitação concentra-se no Largo da Estação do Rossio que diariamente vibra ao ritmo da world music (segundas e terças-feiras) da latin folk music (quartas e quintas-feiras), da música cubana (sextas e sábados) e da bossa nova (domingos). Até 30 de Setembro, das 19 horas às 22 horas, a gare deixa de ser apenas um simples ponto de partida ou de chegada e torna-se também um ponto de encontro. De pessoas e de culturas.

A única exceção a este programa acontece no dia 3 de Setembro, data em que o habitual espectáculo será substituído por um concerto da orquestra alemã Thoneline Orchestra. Poucos dias depois, a 9 de Setembro, será a vez dos ritmos argentinos chegarem à estação graças a uma milonga ferroviária de tango em que todos serão convidados a dar um pezinho de dança. O baile começa às 21 horas e termina à meia noite, mais do que a tempo de apanhar o último comboio do dia.

Ainda pela capital, a Estação de Santa Apolónia recebe até dia 14 de Agosto a exposição Passeios com Arte e Ciência, que propõe uma viagem fotográfica por alguns dos museus mais emblemáticos da cidade, como o Museu Arqueológico do Carmo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado ou o Museu da EPAL – Mãe de Água. A mostra segue depois para a estação do Cais do Sodré, onde estará de 14 de Agosto a 11 de Setembro – e, por fim, para o Rossio, mantendo-se por lá até 9 de Outubro.

Dançar em São Bento e observar na Trofa

As gares do Grande Porto também entram no ritmo do Olá de novo, com destaque para três eventos em São Bento. O primeiro acontece a 21 de Agosto, quando a estação servir de sala de cinema improvisada e exibir O Gangue do Parque (filme de animação para M/4 anos) a partir das 22 horas.

No dia seguinte (22 Agosto) realiza-se a festa Sunny Side of Street, um encontro ao ar livre para dançar swing pela noite dentro (das 22 horas às 02 horas) ao som de dj`s. A organização é da escola Swing Station que regressa a 23 de Agosto para uma demonstração de dança  – o Shake That Street – entre as 18h30 e as 20 horas. Quem quiser entrar no espírito, também poderá fazer o gosto ao pé ou ganhar coragem para os dias 6 e 20 de Setembro, datas em que esta actividade regressa a São Bento.

O Olá de novo despede-se já na linha do Minho, na Estação da Trofa, que recebe de 26 de Setembro a 25 de Outubro a exposição “Fauna da Trofa: um percurso pelos vertebrados”. Mais uma mostra de fotografia, mas desta vez dedicada ao mundo dos répteis, anfíbios, aves e mamíferos. Como sempre a entrada é gratuita.

Anúncios

1 Comentário

  1. […] iniciativa insere-se no programa de animação cultural gratuita “olá de novo”, que continua a dinamizar as estações ferroviárias de norte a sul do país, com o objetivo de […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: