P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Violino Stradivarius de valor inestimável recuperado após 35 anos

Violino Stradivarius de valor inestimável recuperado após 35 anos


Via

Um violino Stradivarius de valor incalculável foi recuperado depois de ter sido roubado em 1980 a um violinista e professor de música norte-americano, divulgou hoje a filha na Internet.

O instrumento musical, fabricado em 1734, foi furtado do escritório de Roman Totenberg numa escola de música da cidade de Boston há 35 anos, referiu a agência francesa AFP.

Totenberg, que morreu em 2012 com 101 anos, nasceu na Polónia e emigrou para os Estados Unidos em 1938, tendo tocado em renomadas orquestras sinfónicas norte-americanas.

“Em Junho passado recebi um telefonema do FBI – polícia de Investigação Federal – a indicar que o violino tinha sido localizado”, disse a filha, Nina Totenberg, jornalista da estação pública de rádio, NPR.

Nina escreveu no blogue da NPR que o instrumento, de grande valor, foi encontrado “fechado numa mala em casa da viúva de um músico que morreu em 2011”, acrescentando que sempre tinha suspeitado dele, mas que a polícia nunca tinha considerado essa teoria.

A descoberta do violino resultou de uma denúncia ao FBI feita por um fabricante e avaliador de violinos, que a viúva do alegado ladrão tinha consultado para saber o valor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: