P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » ciencia » Três projectos portugueses nos Iconic Awards 2015

Três projectos portugueses nos Iconic Awards 2015


Via

Os edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, de Jorge Mealha, a Escola Superior de Desporto de Melgaço, de Pedro Reis, e a loja de fábrica da Renova, do atelier PHYD Arquitectura, estão entre os premiados do German Design Council.

Três projectos de arquitectos portugueses fazem parte da extensa lista de premiados (mais de 200, repartidos por várias categorias) dos Iconic Awards 2015. O júri nomeado pelo German Design Council, a instituição alemã que atribui os prémios, colocou os edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, de Jorge Mealha, e a Escola Superior de Desporto de Melgaço, de Pedro Reis, entre os melhores exemplos de arquitectura pública construída em 2014; a Renova Loja & Teatro que o atelier PHYD Arquitectura projectou para a fábrica da empresa de produtos de papel em Pedrogão, Torres Novas, foi distinguida na categoria de arquitectura comercial.

Também nomeado para a edição deste ano do Prémio Mies van der Rohe, atribuído pela União Europeia, o projecto de Jorge Mealha para o Parque Tecnológico de Óbidos incluiu, além do desenho dos edifícios centrais (escritórios, auditório, salas de reunião e de formação, cafetaria e zonas de lazer), a praça principal do complexo, destinado a incubar empresas de natureza científica, tecnológica ou criativa. Outra obra lançada por concurso público, a Escola Superior de Desporto de Melgaço do arquitecto Pedro Reis é o núcleo pedagógico do Complexo Desportivo e de Lazer de Melgaço, concentrando as actividades de ensino e administração (salas de aula, biblioteca, espaços destinados aos docentes, etc.) e as áreas sociais, servidas por grandes zonas envidraçadas com vista para a envolvente rural.

Os Iconic Awards pretendem promover uma visão integrado do processo arquitectónico, considerando que “as estruturas icónicas são o resultado de uma interacção equilibrada entre as diferentes subdisciplinas” envolvidas. Além dos prémios ordinários distribuídos por cinco categorias e respectivas subcategorias (Arquitectura, Interiores, Produto, Comunicação, Conceito) e dos 30 “best of the best” de cada ano, são atribuídos também prémios nas categorias especiais Arquitectos do Ano, Cliente do Ano, Designers de Interiores do Ano e Projecto do Ano.

A cerimónia de atribuição de prémios terá lugar em Munique no próximo mês de Outubro, durante a feira Expo Real.

Categorias

Todos os Prémios

Best of best 2015

Winner 2015” Incluem-se nesta lista os projectos Portugueses

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: