P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Morre aos 83 anos o lendário Omar Sharif

Morre aos 83 anos o lendário Omar Sharif


Via

Faleceu na manhã de hoje o ator Omar Sharif. Nascido no Egito em 1932, ele se destacou no cinema ao interpretar o Xerife Ali em Lawrence da Arábia – seu primeiro filme em língua inglesa -, papel com o qual conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 1965 ele viveu Yuri em Doutor Jivago e entrou definitivamente para o hall de estrelas de Hollywood. A Queda do Império Romano, Funny Girl – A Garota Genial e O Último Refúgio são alguns dos clássicos que o consolidaram como astro nas décadas de 1960 e 1970.

Vencedor de três Globos de Ouro – Talento Promissor e Melhor Ator Coadjuvante em 1963 (Lawrence) e Melhor Ator em 1966 (Dr. Jivago) -, Omar recebeu um Leão de Ouro por sua carreira no Festival de Veneza 2003.

Seus últimos trabalhos no cinema foram participações em Um Castelo na Itália e Rock the Casbah, e ele recentemente narrou e atuou em um curta, 1001 Inventions and the World of Ibn Al-Haytham, ainda inédito.

Em maio deste ano o filho do lendário ator confirmou que ele sofria de Alzheimer. Omar Sharif morreu aos 83 anos, no Cairo, vítima de um ataque cardíaco.

omar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: