P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Aldeias históricas de Portugal candidatadas a Património Mundial da Humanidade

Aldeias históricas de Portugal candidatadas a Património Mundial da Humanidade


Via

Monsanto

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento vai apresentar uma candidatura para classificação como Património Mundial da Humanidade das 12 localidades que integram a rede, disse hoje António Dias Rocha, presidente desta associação.
“Tendo em conta o património histórico, social e cultural e tendo em conta o que estas localidades representam não só para o interior mas para todo o país, achamos que devemos começar a trabalhar numa candidatura para Património Mundial da Humanidade”, afirmou, em declarações à agência Lusa.

António Dias Rocha, que é também presidente da Câmara Municipal de Belmonte, reconheceu que o processo — hoje já citado em alguns órgãos de comunicação social – “não será fácil, além de ser longo e trabalhoso”, mas mostrou-se “confiante” relativamente ao desfecho.

“A nossa ambição é conseguirmos que dentro de cinco anos esta distinção seja atribuída às 12 aldeias”, adiantou.

O autarca lembrou ainda que o selo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) poderá ter “um forte impacto em termos da divulgação, promoção e desenvolvimento turístico e cultural de toda a região”.

Relativamente ao que será feito entretanto, sublinhou que a rede das Aldeias Históricas continuará a trabalhar no “sentido de desenvolver, defender e salvaguardar o património destas aldeias, não só em termos materiais e imateriais”.

Para tal, deverá contar com o apoio de fundos comunitários nomeadamente através do PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos – Aldeias Históricas e Património Judaico que, no último quadro comunitário de apoio, envolveu 4,5 milhões de euros.

“Com certeza que vamos ter oportunidade e condições para ter mais verbas em termos do PROVERE, até porque sabemos que a verba total a distribuir se manterá na ordem dos 35 milhões de euros, sendo que as áreas abrangidas não serão oito, e sim, ao que tudo indica, apenas cinco. Portanto, neste ponto, estamos otimistas”, referiu.

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico foi fundada em 2007 e integra 12 localidades do interior do país, designadamente Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: