P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Vinhedos franceses de Champagne e Bourgogne classificados pela UNESCO

Vinhedos franceses de Champagne e Bourgogne classificados pela UNESCO


Via

As encostas, casas e caves de Champagne e as parcelas de vinhedo de Bourgogne, na França, foram classificados como património mundial da humanidade, anunciou hoje a Unesco.
Reunido até quarta-feira em Bona, na Alemanha, o comité do património mundial da organização decidiu favoravelmente a entrada na lista da UNESCO das especificidades vinícolas de Champagne e Bourgogne.

No caso de Champagne, as encostas, casas e caves correspondem ao “local onde foi desenvolvido o método de elaboração dos vinhos efervescentes, graças à segunda fermentação na garrafa, desde o início do século XVII, até à sua industrialização no século XIX”, explicou a UNESCO.

Esta descrição corresponde “aos vinhedos históricos de Hautvilliers, Aÿ e Mareuil-sur-Aÿ, à colina de Saint-Nicaise, em Reims, e à avenida de Champagne e ao Fort Chabrol em Epernay”, três conjuntos que refletem “a totalidade do processo de produção” deste tipo de bebida.

“Os `climats` são pequenas parcelas de vinha delimitadas com precisão nas encostas de Nuits e de Beaune, a sul de Dijon” que conferem características únicas ao vinho, explicou a Unesco.

Esta “paisagem cultural”, segundo a categoria atribuída pela Unesco, “é composta por dois elementos”, sendo o primeiro relacionado com as parcelas vinícolas, as unidades de produção, as aldeias e a cidade de Beaune e o segundo pelo centro histórico de Dijon, que “materializa o impulso político dado à formação do sistema dos `climats`”, acrescenta a organização internacional.

Anúncios

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: