P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » patrimonio » Paço dos Duques de Bragança foi inaugurado há 56 anos

Paço dos Duques de Bragança foi inaugurado há 56 anos


Via

Fotos: Paço dos Duques/Presidência da República

O monumento mais visitado de Guimarães esteve no passado dia 25 de Junho de parabéns. O Paço dos Duques de Bragança, tal como hoje é, foi inaugurado precisamente há 56 anos.

O Presidente da República, Almirante Américo Tomás, na primeira visita feita a Guimarães investido daquele cargo inaugurou, ao final da tarde do dia 25 de Junho de 1959, o Paço dos Duques de Bragança.

Fotos: Paço dos Duques/Presidência da República

“A Cidade engalanou-se e viveu a presença do Chefe de Estado. Estava em festa e todos deram as mãos e receberam, o melhor que puderam o seu hóspede ilustre que com a sua presença soube conquistar todos os corações. Depois da recepção realizada no salão da edilidade vimaranense, foi com custo que o Chefe de Estado rompeu por entre a multidão para ir depôr um ramo de flores na base do monumento a D. Afonso Henriques, sendo a guarda de honra formada por um esquadrão do Regimento de Cavalaria 6.
Seguidamente, S. Exa. dirigiu-se ao Paço dos Duques de Bragança, à entrada do qual lhe foram entregues as chaves desse monumento nacional.

Fotos: Paço dos Duques/Presidência da República

Entretanto, a multidão não abandonava o local nem deixava de vitoriar o ilustre visitante.  Sua Exa. assomou a uma janela do Paço, ouvindo entusiásticas e prolongadas ovações que , sorridente, agradecia”, regista a edição de 3 de Julho de 1959, d’ O Comércio de Guimarães.

Na recepção realizada ao Chefe de Estado, o Presidente da Câmara de Guimarães fez o seguinte discurso, publico na edição anterior do mesmo jornal: “como museu e residência nacional que vai ser, destino que inteligentemente lhe reservou o Governo e profundamente agradou ao brio vimaranense, vai desempenhar, nos dias que vão seguir-se a sua elevada função espiritual”.

Fotos: Paço dos Duques/Presidência da República

O Almirante Américo Tomás citou Alfredo Guimarães que, em 1940, escreveu no seu Guia de Turismo: “Finalmente na Primavera de 1937 começa-se a maior obra vimaranense dos últimos cinco séculos – a reintegração dos famosos Paços dos Duques de Bragança e Guimarães, que esta gloriosa cidade deve, exclusivamente, ao génio, à cultura e patriotismo de Salazar”.

“Foi, na verdade, ao génio, à cultura e patriotismo de Salazar que se deve a ideia do seu restauro. Esta obra pertence-lhe inteiramente. O outro nome a ela indissoluvelmente ligado está o Eng. Arantes de Oliveira, Ministro das Obras Públicas, que decididamente promoveu não só a sua conclusão rápida, como também os meios de arranjo urbanístico necessários à área que o circunda e constitui a conhecida Colina Sagrada”.

Fotos: Paço dos Duques/Presidência da República

“O palácio patrioticamente restaurado pelo Estado Novo e pela decidida vontade do Senhor Doutor Oliveira Salazar, que sempre acarinhou aquela obra duma monumentalidade sem par. O amor da Pátria, as tradições brilhantes de Guimarães, todas as honras do seu valor e todas as grandezas e milagres da sua fé, andam à volta dos três imorredoiros monumentos que coroam a Colina Sagrada, e se encontram ligados à História de Portugal – o Castelo, a Igreja de Santa Margarida e o Palácio Ducal. O Estado, a Câmara, a tenacidade dos mais arrojados defensores daquele opulento e dispendioso restauro, fizeram o milagre. Salazar vai à frente de todos, e ao seu nome, como padroeiro daquele altar, se devem as graças do milagre”, lê-se.

Fotos: Paço dos Duques/Presidência da República

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: