P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Festival de coros invade Belém no fim-de-semana

Festival de coros invade Belém no fim-de-semana


Via

O Festival Coral de Verão vai dar música nos espaços públicos e nas salas de espetáculos de Belém, em Lisboa, reunindo 22 coros portugueses e estrangeiros entre sexta e segunda-feira, envolvendo mais de 800 músicos e coralistas.

Inserido no programa das Festas de Lisboa, este é quarto ano consecutivo que o festival se realiza, consolidando-se como “o maior evento coral do país e que está a contribuir, pouco a pouco, para a educação musical e coral em Portugal”, defendeu o fundador e director artístico do projecto, Paulo Lourenço.

“O facto deste festival se desenrolar na zona de Belém descentraliza um pouco as Festas da Cidade, que se concentram sobretudo na zona da Baixa e nos bairros históricos”, explicou à agência Lusa o responsável pela organização do Festival Coral de Verão. Durante os quatros dias do evento, o Centro Cultural de Belém (CCB), o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu de Marinha e o Jardim Vasco da Gama, na zona de Belém, vão ser palco de vários concertos e competições de grupos corais, a maioria com entrada livre.

O festival conta com a participação de coros de vários países como a Alemanha, a Dinamarca, a Estónia, Israel, a Polónia, Portugal e o México, sendo “mais de 60% dos participantes estrangeiros”, disse o organizador, referindo que nesta edição haverá um recorde do número de participantes, envolvendo mais de 800 músicos e coralistas, quando na edição de 2014 foram 470 participantes.

Entre os grupos participantes contam-se o Studio Vocale Karlsruhe (Alemanha), o Coro Gulbenkian (Portugal), o Copenhagen Girls Choir (Dinamarca), o Meitar-Shamayim Choir (Israel), o Pueri et Puellae Cantores Plocenses (Polónia), o Vanalinna Segakoor – Tallinn Old Town Mixed Choir (Estónia) e o Ensamble Vocal Cantera (México).

Segundo Paulo Lourenço, a música coral é acessível a qualquer cidadão, não só para quem quer apenas assistir como para quem quer praticar, representando “um fenómeno em crescimento exponencial”. O concerto de abertura vai realizar-se nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos com a actuação do Coro Gulbenkian, na sexta-feira, às 21h30, com entrada livre.

O Festival Coral de Verão tem sido “um sucesso a nível do público”, disse Paulo Lourenço, reforçando que em “tem potencial para crescer ainda mais”, perspectivando ultrapassar os cerca de três mil espectadores de 2014.

Organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que disponibiliza um orçamento de cerca de 25 mil euros para a produção do evento, e pela empresa Sourcewerkz, que tem como objectivo proporcionar educação coral e direcção artística em eventos, em parceria com o CCB, o festival proporciona vários espectáculos em diferentes horários, de 26 de Junho a 29 de Junho. Mais informação em www.festasdelisboa.com.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: