P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » livro » Livros proibidos pela ditadura em exposição na Casa Antero de Quental

Livros proibidos pela ditadura em exposição na Casa Antero de Quental


Via

A Casa Antero de Quental, em Vila do Conde, apresenta uma exposição de 150 livros proibidos pela ditadura e dezenas de autos elaborados pelos censores. É uma iniciativa da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Censores cortaram artigo sobre livro de Manuel Alegre em maio de 1965

Há 50 anos, em plena época do “lápis azul”, Manuel Alegre lançava “Praça da Canção”, o livro que, de alguma forma, antecipava a Revolução de Abril. “País de Abril” foi justamente um dos poemas incluídos na primeira edição. A notícia que esta sexta-feira se assinala foi proibida pela censura no “Jornal do Fundão”, em maio de 1965.

Jornal do Fundão era dos mais visados pela censura

24 de abril de 1974 foi o último dia da censura em Portugal. O temível lápis azul amputou ideias, opiniões e notícias em toda a imprensa nacional. No Fundão, o jornal local foi um símbolo da resistência possível às ordens do regime. Foi também o único jornal suspenso pelos censores.

Notícias sobre emigração eram proibidas nos tempos da censura

A emigração esteve na ordem do dia, junto da classe política. Porque Pedro Passos Coelho disse, em tempos, que os portugueses deviam emigrar, porque a oposição criticou duramente as declarações do primeiro-ministro e porque o Governo elaborou recentemente um plano de apoio ao regresso dos emigrantes. Mais de 200 mil portugueses terão saído do país durante a vigência do atual Governo. Hoje fala-se do tema com plena abertura mas, na década de 60 e até ao final da censura, falar de emigração era praticamente tabu na imprensa portuguesa.

A 24 de Junho de 1926 os jornais portugueses passam a inserir o aviso “Visado pela comissão de censura”, que se manterá até 24 de Abril de 1974. Aproveitamos para divulgar o Subfundo DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE CENSURA http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4326865 do fundo do Secretariado Nacional de Informação, http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4314203 pertencente ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Também o Museu Nacional da Imprensa expôs em França acervo similar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: