P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » arte » Convento de Jesus reabre amanhã ao público

Convento de Jesus reabre amanhã ao público


O Convento de Jesus, em Setúbal, esteve de portas fechadas 23 anos. Agora, após concluída a primeira fase das obras de recuperação, que decorreram sobretudo na ala poente do edifício, vai reabrir ao público, o que acontecerá amanhã.

Em causa está um monumento nacional construído no final do século XV. Foi no Convento de Jesus, por exemplo, que foi ratificado o Tratado de Tordesilhas, em 1494, quatro anos após a sua inauguração.

Segundo a TSF, a recuperação do convento custou cerca de 3,6 milhões de euros, sendo que as obras de restauro estiveram a cargo do arquiteto Carrilho da Graça. A Câmara Municipal de Setúbal espera que a próxima fase, que inclui a recuperação da igreja de Jesus, esteja concluída dentro de dois anos.

Convento de Jesus reabre amanhã ao público

“[Está a ser] devolvida ao país uma parte da sua história”, disse a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira. “Há 23 anos a Secretária de Estado Teresa Patrício Gouveia começou por fazer uma pequena intervenção. Depois o Governo caiu e isso acelerou a degradação. Sucederam-se os governos e mais ninguém tocou nisto”, explicou.

Já Pedro Pina, vereador da Cultura da câmara de Setúbal, revelou que o Convento de Jesus vai ser “um espaço dinâmico”, onde as pessoas podem encontrar um “espólio único”, como a pintura “Bocage e as Musas de Fernando Santos” ou o “valioso Calvário-Cristo Crucificado, Nossa Senhora, São João e Santa Madalena”.

Obras e achados arqueológicos

Um importante conjunto de achados arqueológicos foi desvendado recentemente no decorrer da empreitada de reabilitação do Convento de Jesus, obra liderada pela Câmara Municipal que permite, numa primeira fase, suster e travar a degradação do monumento nacional.

No exterior do Convento de Jesus, na área poente, na qual se vai situar a entrada para um futuro espaço museológico, os trabalhos exploratórios no terreno permitiram descobrir antigos acessos ao edifício, espaços que se julgam ter sido de utilização semipública, perdidos quando o imóvel passou a ter a função de hospital.

Ali, entre várias peças descobertas, sobretudo cerâmica, azulejos e elementos em ferro de antigas janelas conventuais, dos séculos XVII e XVIII, encontram-se sinais dos pátios dos Padres e das Veleiras, bem como vestígios de uma roda, estrutura que era utilizada para ações de doação.

Traços da antiga ocupação do Convento de Jesus foram também descobertos após escavações na área norte do edifício. Um sistema de regadio arcaico cuidadosamente desenhado no chão salta à vista e deixa a claro a possível utilização do terreno noutros tempos – uma zona de cultivo, com pequenas hortas e jardins.

Já na área nascente, local no qual está a ser criada uma ampla estrutura para instalação de um sistema de bombagem, com o objetivo de recolher e encaminhar águas pluviais para a rede de coletores públicos, as ações arqueológicas permitiram encontrar mais fragmentos de cerâmica e peças intactas.

Paralelamente às descobertas arqueológicas, que, no caso das estruturas imóveis, permanecem nos locais originais, podendo ser visitados aquando da abertura do Convento de Jesus ao público, continua a delicada intervenção de reabilitação do monumento.

O reforço de todas as infraestruturas do imóvel é uma das principais operações em andamento no âmbito do projeto “Recuperação e Valorização do Convento de Jesus”, incluído no Programa ReSet – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, um investimento global de 3 milhões, 264 mil e 4,13 euros.

Ao mesmo tempo, técnicos especializados conduzem operações de restauro em valiosos elementos que integram a arquitetura do Convento de Jesus, como é o caso da zona dos claustros. A fonte, instalada no centro daquela área, está a ficar como nova e, após vários anos de seca, vai novamente ter água.

Ali bem perto, a fonte do lavabo está praticamente restaurada. A Brecha da Arrábida que forra o pequeno claustro, agora corretamente impermeabilizado e sem fissuras, foi totalmente limpa e reabilitada. Também os azulejos que circundam o antigo lavabo são alvo de ações de renovação.

Intervenções semelhantes estão igualmente a ser executadas na Sala do Capítulo, bem como noutras áreas do imóvel com relevante interesse. Já a Sala do Alto Coro, da qual é possível observar o interior da igreja de Jesus, carece de uma intervenção mais profunda a executar em breve.

A colocação da cobertura na totalidade do Convento de Jesus, cujos tetos interiores são forrados a madeira, é uma das próximas etapas agendadas na empreitada liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, operação a decorrer desde o final de dezembro de 2012.

No interior do imóvel, além da substituição integral da laje no primeiro piso, decorrem trabalhos que visam a colocação de novos pavimentos e revestimentos de paredes, bem como a remodelação do sistema elétrico e a instalação de redes de comunicação e de um sistema de climatização.

No âmbito desta intervenção foi já construído um edifício para apoio técnico, que acolhe, por exemplo, a maquinaria de climatização, estando ainda previsto a criação de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e a instalação de um elevador, instalado no interior do próprio imóvel.

O Convento de Jesus, situado no interstício das muralhas quatrocentistas e seiscentistas, é a principal referência patrimonial de Setúbal, beneficiando de classificação como Monumento Nacional desde 1910.

Fundado em 1490, acolhe, desde o início da década de 60 do século XX, as instalações do Museu de Setúbal, acervo com diversas coleções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, nalguns casos com dimensão internacional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: