P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » cultura » Praça das Flores vai ter um trampolim para a cultura

Praça das Flores vai ter um trampolim para a cultura


Via

No “Trampolim Gerador” vai ser possível assistir a uma ópera na peixaria, aprender Mirandês numa loja e muito mais.

A 6 de Junho, a Praça das Flores, em Lisboa, vai ser ocupada pelo arranque do “Trampolim Gerador”, sob o tema “A Palavra”. Um trampolim que permite o acesso e a participação de todos na cultura portuguesa que aqui quer dar um salto.

O evento irá contar com a presença de 100 autores, distribuídos por cerca de 40 iniciativas, em 22 locais tão “inusitados” como uma peixaria, restaurantes e lojas, avança a organização, sublinhando que o evento regressa a cada três meses, em “espaços ricos em vivências” e sempre com um tema diferente.

Segundo Miguel Bica, mentor da iniciativa organizada pela associação Gerador, o objectivo é tornar a cultura mais “fácil”, através do acesso a um conjunto de propostas artísticas destinadas a “quem consome e a quem está mais afastado da cultura”. Pretendem valorizar a cultura portuguesa e todos os que a geram, promovendo actividades que vão dos concertos a workshops de cozinha, passando por leituras de poesia, teatro, exposições de fotografia e arte urbana.

Cabe aos autores fazer chegar “propostas de qualidade” ao evento, afirma a organização, no qual irá decorrer uma oficina de Mirandês, por Alfredo Cameirão, uma mostra fotográfica, de Vitorino Coragem, um concerto de ópera, por Ana Serro, Paulo Viana e Carlos Faria, bem como um workshop de cozinha, dado pelo Chef Daniel Cardoso.

Para além disso, a história da Praça das Flores, local escolhido para esta edição, vai ser contada por Fernanda Freitas que, juntamente com Ângelo Torres, apresentou propostas a integrar no evento. Com uma edição anterior que “correu muito bem”, sublinha Miguel Bica, o evento regressa este ano, esperando ganhar novos públicos.

A entrada no “Trampolim Gerador” é gratuita.

Texto editado por Ana Fernandes

Anúncios

2 comentários

  1. […] O Trampolim Gerador é um evento que vai saltando de local em local, sendo que a edição de 10 de Outubro será acolhida na Praça do Príncipe Real, em Lisboa. Segundo um dos organizadores, Pedro Saavedra, esta ideia surge a partir de “uma vontade de levar cultura a todos de forma descodificada” e junta num único dia mais de 100 autores em cerca de 50 iniciativas distribuídas por 17 espaços. O tema desta edição é “voar com os pés assentes no chão” e já pôs crianças a produzir papagaios de papel, por pensarem que só assim conseguiam voar com os pés em terra. […]

  2. […] bairro lisboeta da Mouraria vai acolher a terceira edição do Trampolim Gerador, promovendo mais de 60 iniciativas culturais de acesso gratuito, no dia 14 de maio, das 15:00 às […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: