P.A.M. – Património, Artes e Museus

Início » livro » Projeto expositivo celebra em Lisboa os 750 anos do nascimento de Dante Alighieri

Projeto expositivo celebra em Lisboa os 750 anos do nascimento de Dante Alighieri


Via
sandro_botticelli_-_la_carte_de_lenfer-1

Os 750 anos do nascimento do escritor Dante Alighieri, autor de “A divina comédia”, são celebrados em Lisboa com uma exposição, na segunda quinzena de Junho, no centro comercial Colombo.

No âmbito do projecto “A arte chegou ao Colombo”, na sua 5.ª edição, este centro comercial associa-se à comemoração dos 750 anos do nascimento do escritor, projecto que, segundo fonte da organização, se “prepara para trazer um dos maiores contributos que o autor teve com a sua obra ‘A divina comédia, ao nível da sua influência na área da expressão artística”.

O poema épico-alegórico “A divina comédia” foi escrito no século XIV e narra a viagem do autor pelos três reinos do Além – o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.

Trata-se de “uma obra alegórica, construída dentro da cosmovisão medieval, com uma dimensão teológica clara, isto é, que possui uma intenção formativa, a sua leitura deixa transparecer, quer no original quer na magnífica tradução de Vasco Graça Moura, uma modernidade e uma frescura que muitas obras contemporâneas não conseguem exibir”, explicou à Lusa o catedrático de Literatura Comparada Salvato Teles de Menezes

Teles de Menezes esclareceu que “o adjectivo ‘divina’ foi acrescido pela, primeira vez, numa edição de 1555″.

A divina comédia” é composta por três livros divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final, explicou o catedrático.

“Alighieri influenciou, ao longo da história, vários poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas que viram na sua obra uma inspiração intemporal para as suas criações”, disse à Lusa fonte da organização, acrescentando que “é este o ponto de partida da iniciativa que terá lugar no Colombo”.

“Desenhadores e pintores, como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dalí, Michelangelo e William Blake estão entre os ilustradores da obra, enquanto os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes do seu poema, em música, e o compositor húngaro Franz Liszt usou ‘A divina comédia’ como tema de um de seus poemas sinfónicos”, acrescentou a mesma fonte.

Dante Alighieri nasceu em 1265, em Florença, no centro de Itália e, apesar de apaixonado por Beatrice Portinari, que inspirou a sua obra “Vita nuova” (1295), foi obrigado a casar, por interesses familiares, com Gemma Donati.

O poeta desempenhou vários cargos públicos até 1302, ano em que foi exilado até à morte, a 13 de setembro de 1321, em Ravena, a 188 quilómetros de Florença. Aligheri foi exilado por ordem dos Guelfos, grupo que apoiava o papa e governava Florença. Foi no exílio que o poeta escreveu “A divina comédia”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: